Blog do Mercadolivros

Maria Clara Machado

Por Mercado Livros
19/09/2013

mariaMaria Clara Machado foi uma grande escritora, não só de livros, mas de peças de teatro. Desde pequena teve muito contato com a arte, devido a visitas feitas pelo pai ao escritor Aníbal Machado. Ela até chegou a contracenar, de brincadeira, com Tônia Carrero em uma dessas visitas.

Em 1949 ela ganhou uma bolsa para estudar em Paris, onde teve contato com o teatro e a dança. Foi aluna do mímico Decroux, do diretor Jean-Loius Barrault e de Rudolf Laban. Um ano depois Maria Clara voltou ao Brasil e foi trabalhar como enfermeira.

Com um incrível talento e jeito com as crianças, a escritora tentou montar um teatro amador com pessoas de comunidades, mas muitos eram operários e precisavam acordar cedo para trabalhar. Não desistindo da ideia, ela tentou descobrir maneiras de realizar seu projeto. Acabou montando, em 1951, um grupo amador para apresentar peças à comunidade sem necessariamente os atores sendo de lá. Assim, o Teatro Tablado surgiu, se apresentando para todos os públicos, mas com maior força nos espetáculos infantis. Maria Clara desenvolvia os textos e fazia as montagens. Muitos de seus textos, até hoje, são encenados.

O Teatro Tabalho formou várias gerações de atores. Na primeira turma, grandes nomes como Marieta Severo estavam na lista. Durante os 50 anos de projeto, mais de cinco mil atores, entre eles Malu Mader, Louise Cardoso, Miguel Falabella e Cláudia Abreu. E durante todo o tempo, Maria Clara Machado estava sempre presente, traçando diretrizes e ensinando.

A escritora e dramaturga morreu em 2001, em Ipanema, cercada de parentes, amigos e colaboradores do teatro em uma das reuniões que ela promovia em sua casa. Em 2011, a escola de sampa Porto da Pedra prestou homenagem em seu enredo.

A primeira grande peça de Maria Clara foi “O boi e o burro a caminho de Belém”, mas a mais famosa foi em 1955, conhecida como “Pluft, o fantasminha”. Ao todo são mais de 25 peças, mas sua obra conta também com livros e vários prêmios.

Para quem quiser saber mais da vida da escritora, o site do Teatro Tablado traz mais informações sobre a sua história.

 

por Thays Kloss