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Livros para bebês

Por Mercado Livros
21/05/2013

bebe 2É muito importante para o desenvolvimento da criança o contato com a leitura desde cedo. Mesmo que ainda não sejam alfabetizados, os bebês podem começar a ter uma relação com os livros a partir da sua interação com ele. Há vários tipos de livros que a criança pode morder, levar para o banho ou folhear sem nenhum perigo. Assim, ela já está estabelecendo interesse no objeto e, mais tarde, vai começar a se interessar pelas ilustrações e a leitura vai entrando naturalmente em sua vida.

Os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, como os livrinhos de pano, feitos com figuras brilhantes. Eles gostam de livros que possam segurar, já que nessa fase estão ainda conhecendo o mundo e precisam tocar em tudo. A ajuda dos pais para incentivar essa fase é fundamental. Ler para eles sempre que possível é uma das ações que podem ser tomadas.

Ler um livro ou ouvir uma fábula introduz a criança em um mundo imaginário, em uma cultura. E as narrativas abrem portas para o conhecimento de diferentes mundos, tempos e espaços. Para começar, é melhor escolher livros com textos pequenos que permitem às crianças gravá-lo rapidamente, interagindo de forma mais ativa com a escuta e a leitura. Hoje, há uma grande variedade de livros que podem provocar diferentes estímulos numa criança. Há obras que reproduzem sons – basta apertar um botão para ouvir o barulho de uma locomotiva, por exemplo -, outros convidam os pequenos a passar a mão em materiais com diferentes texturas. Sem contar aqueles com aromas doces ou cítricos.

Despertar o contato com o livro

O livro e as histórias não têm idade. Podem ser apresentados a um bebê de diferentes formas, o que vai depender da intenção do adulto. Assim, para ler uma história para a criança, é preciso contar de um jeito que prenda sua atenção, colocando entonação nas falas dos personagens, por exemplo. O que chama a atenção, também, é colocar o livro nas mãos do pequeno e demonstrar as possibilidades de interação que o livro oferece. Outra opção é colocar a criança no colo e mostrar a ela as páginas, apontando as imagens, nomeando-as e incentivando a repetir, associando a ilustração ao nome.

As crianças que conhecem um número bem variado de histórias têm grande probabilidade de serem mais criativas na escrita. A escola também tem um papel muito importante na formação de bons leitores e escritores. Ao propiciar momentos de leitura e exploração de livros para crianças, ela favorece momentos de prazer em grupo, enriquece o imaginário infantil, amplia o vocabulário e insere os pequenos na prática social, além de favorecer o contato com textos de qualidade literária. Todas essas experiências são fundamentais na formação do leitor.

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