Blog do Mercadolivros

Livros de bruxa

Por Mercado Livros
31/10/2013

bruxa-onildaHoje é dia 31 de outubro e é comemorado o Halloween. Como manda a tradição, é um dia marcado por figuras de terror, sustos, travessuras, brincadeiras e doces. Para entrar no clima e contar um pouco sobre a principal figura desse dia, nós separamos algumas dicas de livro sobre bruxas.

A mais famosa e querida é a Bruxa Onilda. Ela era, inicialmente, uma personagem do desenho animado ‘As Trigêmeas’, mas seu personagem ganhou destaque e uma série só para si. Nela, a Bruxa conta suas aventuras vividas desde seu nascimento até sua idade atual. Suas primas, Beth e Lavínia, sempre lembram de alguma aventura ou fato que aconteceu em sua casa.

O desenho surgiu graças a uma série de livros escrita por R. Capdevila e E. Larreula. São histórias engraçadas e com bonitas ilustrações, que vão encantar o seu pequeno. Mas também existem outras opções de livros sobre bruxas de mais variados tipos:

Bruxa, Bruxa venha à minha festa

Autor: Arden Druce

Logo de cara já levamos o primeiro susto: enrugada, orelhuda e com uma verruga na ponta do nariz é a bruxa da capa. Mas não se assuste! As ilustrações roubam a cena e permitem que as crianças se divirtam com os convidados desta festa: Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e até Chapeuzinho Vermelho! Quando chegarem ao fim da história, saberão quem é a dona desta festa tão bem frequentada!

As cartas de Ronroroso

Autores: Hiawyn Oram e Sarah Warburton

Ronroroso Saramago de Bragança, RB, vem de uma família de gatos com boa reputação na arte de servir bruxas. Mas ele tem um grande problema: sua bruxa não quer ser uma bruxa. Em suas palavras: “Ela se recusa a gargalhar como bruxa. Não quer montar em vassouras. Não usa pernas de sapo, olhos de salamandra, asas de morcego em nossas poções. E não quer saber de assustar as crianças”. Passa, então, a trocar cartas com o seu tio, um experiente servo de bruxas, a pedido de bons conselhos e feitiços que façam com que Hilda Bruxilda se torne uma verdadeira bruxa!

A Bruxa Salomé

Autor: Audrey Wood

Uma senhora possuía sete filhos. Seus nomes eram: Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira, Sábado e Domingo. Viviam todos juntos em um vilarejo distante da cidade e ajudavam nos afazeres domésticos. Antes de ir ao mercado, a mãe perguntou a cada um deles o que gostaria que ela trouxesse do mercado e avisou-os para não abrir a porta a ninguém. Mas os pequenos não resistiram à tentação de uma visita especial que trouxe consigo um enorme saco de ouro. Imaginem o que aconteceu quando a Bruxa Salomé entrou em sua casa…

Manual Prático de Bruxaria em Onze Lições

Autor: Malcolm Bird

O próprio nome diz: o livro é um manual prático de bruxaria em onze lições. Se o seu filho é um aprendiz de feiticeiro e sempre quis saber quais são os ingredientes para uma boa poção mágica, qual é o feitiço para ficar invisível, quais são as maiores travessuras do Halloween e outras curiosidades sobre as bruxas, não tenha dúvidas: no manual ele vai encontrar! Só não se assuste se as bruxarias usarem unhas de pés, caca de nariz e sapos esverdeados!

O Manual da Bruxa para Cozinhar Crianças

Autor: Keith McGowan

Nos tempos dos Irmãos Grimm era fácil! As crianças se perdiam nas florestas, pediam informações a estranhos e era simples pregar uma peça nelas e devorá-las num instante! Mas e hoje? Como uma bruxa faria para comer essas criaturinhas? Este é o livro de uma bruxa contemporânea que quer manter a tradição dos contos de fadas. Por isso, passa a frequentar cinemas, faz passeios infantis e conta com muitos ajudantes para conseguir fazer jus à façanha que tornou tantas bruxas famosas.

Creuza em crise – Quatro Histórias de uma Bruxa Atrapalhada

Autora: Silvana Tavano

Creuza está em crise: como se comportar no mundo moderno? Habituada a fazer feitiços com sapos, conviver com morcegos e a voar em sua vassoura mágica, tem de se adaptar às regras dos novos tempos. Quem ler este livro poderá se divertir com as atrapalhadas de Creuza em sua primeira viagem de avião e em uma temporada na praia com seu primo. Mas quem quiser gargalhar de verdade, tem que ler a história de quando Creuza recebe uma visita em sua casa, mas nem imaginava que ela viria com um cachorro!

A Bruxinha que era Boa

Autora: Maria Clara Machado

Que tal aproveitar uma boa história de bruxa para fazer teatro? Maria Clara Machado é autora de uma das peças infantis mais famosas do Brasil. O objetivo é que qualquer pessoa possa participar da história sobre uma aprendiz de feiticeira que não aceita viver no mundo maldoso em que nasceu. Convide seus filhos para participar!

as-trigemeas-570x362

 

 

por Thays Kloss