Blog do Mercadolivros

Leitura em roda

Por Mercado Livros
10/10/2013

leituraemrodaMuitas escolas promovem encontros, atividades ou mesmo aulas na biblioteca. Normalmente feitas com os alunos da educação infantil, essas visitas à biblioteca podem trazer muitos benefícios não só para o período escolar, mas por toda a vida. Em geral, esses encontros nas bibliotecas ou até mesmo em bosques têm o momento da leitura em roda. Esse tipo de leitura pode – e até é recomendado por muitos especialistas da área – ser feito em um período determinado, toda semana ou de 15 em 15 dias.

A leitura em roda é uma estratégia interessante não só para trabalhar a leitura, mas a interpretação e a comunicação entre as crianças. É o espaço que elas têm para falar sobre os livros que leram, discutir sobre os ensinamentos das histórias e até trocarem livros e informações entre si. Assim, a atividade ajuda a construir uma comunidade de leitores e escritores, além de melhorar a argumentação dos alunos.

Além disso, é uma ótima forma de falar sobre os efeitos que cada livro trouxe e externar opiniões e ideias. Os sentimentos, lições e até mesmo o gosto por certos tipos de livro também vão sendo descobertos. É o momento em que os pequenos entram no mundo da literatura. O professor pode escolher um livro para ler para a turma e depois abrir o espaço de discussão e recomendar livros para serem escolhidos na biblioteca e lidos em casa, para que na próxima vez eles possam falar sobre as histórias. É um jeito criativo de ampliar o repertório literário na criança, assim como o seu interesse e criar o hábito da leitura.

O Mercadolivros traz algumas dicas de como fazer uma leitura em roda:

Converse com a turma e organizem-se

Traga a ideia de fazer leituras em roda para a sua turma. Veja e escute o que os alunos acham da ideia e organizem-se. Combinem o dia da semana e como funcionará. Comece a pesquisar opções de livros que tem na biblioteca para as crianças, escolha um livro para cada semana. No dia da atividade, faça perguntas como:

– Houve alguma coisa de que vocês gostaram nesse livro?

– O que chamou especialmente a atenção?

– Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente?

– Houve uma parte que você achou cansativa?

– Se você parou de ler, em que parte isso aconteceu?

– Houve alguma coisa que causou espanto?

– Houve algo que você achou maravilhoso?

– Encontrou alguma coisa que você nunca havia visto em um livro?

– Alguma coisa não ficou bem explicada?

– A primeira vez que você viu esse livro, antes de ler, como pensava que ele seria?

– O que você diria a seus amigos sobre esse livro?

– Sobre quem é essa história?

– Que personagem você achou mais interessante?

– Em que lugar se passa a história?

Empréstimos

Ao final, peça para que as crianças escolham livros de determinada parte da biblioteca para levarem pra casa, ler e contarem a história no próximo encontro. Auxilie na escolha caso precise. Com o tempo, as crianças vão começar a compartilhar de forma natural, conversando entre si e se interessando cada vez mais.

Avalie

Essa atividade também é uma forma de avaliar o aprendizado e desenvolvimento dos seus alunos. Veja que se eles adquirem interesse em escolher os livros, as impressões, opiniões e tipos de histórias preferidas. Veja se a criança vai criando a capacidade de relacionar as histórias com outras e se ampliam cada vez mais sua capacidade de interpretação e argumentação. Dessa forma, você pode até ver se algum aluno precisa de uma atenção especial, com uma intervenção individualizada. A ideia é que todos tenham espaço e a oportunidade de participar.

 

por Thays Kloss